Cinco anos de ocupação no Iraque


Tava lendo o Vermelho hoje,(isso a pagina que tem nos links do lado esquerdo)e vi uma reportagem falando dos 5 anos da invsão dos E.U no Iraque. E me lembrei de logo que começou a guerra como eles fizeram muitos acreditarem na ameaça das ditas armas de destruição em massa que estavam nas mãos do Sadam.
Depois desses 5 anos, provada a não existência de tais armas os dados da guerra são alarmantes, e muito poucas vezes vemos alguma reportagem que passe os números de mortos e feridos.
Isso é uma parte do texto que saiu no G1:(portal da globo)

'...Pelo lado positivo, o país livrou-se de um dos ditadores mais cruéis do século XX. E atualmente os iraquianos realizam eleições livres e possuem uma nova Constituição.

Para os moradores do país, decidir sobre se a invasão valeu ou não o sacrifício depende parcialmente da vertente religiosa ou da etnia a que pertencem e do local onde moram...'

Isso foi o que o G1 postou recentemente comentando os 5 anos de conflito. Omitindo grande parte dos danos reais causados pela invasão. Fico me perguntando do quão dividida pode ficar uma populção, quando um exército estrangeiro vem para o seu país e começa a lhes dizer o que é certo ou não para suas vidas, vivem numa guerra constante que desde o inicio tem por objetivo roubar a principal riqueza de seu país. Acho que simplesmente trocaram um ditador pelo outro.
Basta ver alguns dados da atual situação do Iraque. Abaixo alguns trexos da reportagem de Humberto Alencar, públicada no Vermelho:

'...Os iraquianos perderam entre 660 mil e um milhão de pessoas, de acordo com diversas fontes bastante críveis na comunidade internacional, como a ONG britânica Oxfam e a Human Rights Watch e a indiscutível revista científica britânica The Lancet.

'... Uma crise humanitária sem precedentes se abateu sobre a região que é considerada pelos historiadores como o ''berço da civilização''. Mais de 2 milhões de iraquianos deixaram seus lares para se refugiarem no estrangeiro, principalmente na Síria e na Jordânia, enquanto cerca de 3 milhões estão espalhados pelo país, em condições desumanas de vida...'

'...Fora isso ainda abriram o país para investimentos privados, com o objetivo de reconstruir os estragos provocados pela invasão, isso permitiu que as empresas estrangeiras(em sua grande maioria estadunidenses) detenham 100% das empresas iraquianas, e não impondo qualquer reinvestimento no Iraque, suspendeu todas as tarifas aduaneiras e ainda garantiu imunidade civil e criminal...'

'...Em relação à exportação da ''democracia'', ditaduras e repúblicas aliadas dos Estados Unidos na região, como Arábia Saudita e Egito, vivem em condições políticas extremamente menos democráticas que as que o Iraque vivia quando foi invadido em março de 2003. O próprio Koweit, que serviu de cabeça-de-ponte para a invasão, tem um sistema ainda mais autoritário que o de Saddam Hussein...'

Bom esses são só algumas informações do que acontece hoje no Iraque, de muitas coisas ainda não sabemos, e muitas provavelmente nunca saberemos. Ainda falam de um exército de mais de 200 mil soldados mercenários contratados pelas empresas estadunidenses para fazer dito 'trabalho sujo'.

É tudo isso da nação que se diz a mais democrática, que trava a maior 'luta' ja vista contra o 'terrorismo', e que mais defende os direitos humanos no mundo.
E a quem diga que o mundo está uma maravilha, de paz e democracia. A final vivemos o dito 'fim da História' com a 'vitória do Capitalismo e da liberdade'.
Nem parece que alguns senadores dos E.U já falam da necessidade de uma intervenção na Venezuela(é nossa vizinha), e provoca confrontos dentro da Amércia Latina como entre Equador, Venezuela e Colombia.
Mas são só acontecimentos isolados, não é pelo Brasil ter a Amazônia(Iraque tinha Petróleo) que eles vão querer toma-la.

Obs: Sei que a foto ta meio pesada mas por um lado é necessário. E foi a mais leve que achei.


Fontes: Vermelho e G1

1 comentários:

Anônimo disse...

bom achei o texto bem instrutivo ja q muitas vezes nao temos acesso as informaçoes verdadeiras ja q tudo eh manipulado por essa midia burguesa a parte q mais achei interessante foi aquela q fala sobre as "eleiçoes livres" q exemplo d liberdade sera q poderemos esperimentar destas liberdade um dia?? espero q nao ja q seremos livres para escolher entre a exploraçao e o caixao

© 2008 Por Giovane D. Zuanazzi , Douglas T. Finger