Assis Melo é eleito vereador mais votado em Caxias do Sul (RS)

O PCdoB de Caxias do Sul conquistou duas vagas na Câmara de Vereadores, dobrando a sua presença. A surpresa foi a expressiva votação obtida pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, que alcançou 8.399 votos, a maior da cidade, com 3,52%. O também metalúrgico, Renato Oliveira, garantiu a reeleição com 4.498, ou 1,89% dos votos válidos e foi o terceiro mais votado da coligação (PT/PCdoB).



A vez e a voz do trabalhador

''A cidade do trabalho também será a cidade do trabalhador'': este foi o slogan do candidato a vereador mais votado de Caxias do Sul. Melo teve como foco principal da sua campanha a luta dos trabalhadores por mais direitos e por uma cidade melhor.


Melo credita o resultado ao seu compromisso e sua história de lutas junto aos trabalhadores e ao papel do PCdoB, partido que, segundo ele, compreende a importância da elevação da consciência transformadora do povo e dos trabalhadores, que devem ocupar espaço político para fazerem avançar as suas lutas. ''Devo esta vitória ao PCdoB que dá a oportunidade a um trabalhador, uma pessoa do povo, chegar a um espaço tão importante como este. E, fundamentalmente, aos meus companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras desta cidade.''

Emocionado com o resultado, Melo fez referência ao slogan do Sindicato dos Metalúrgicos que evidencia o papel ativo dos trabalhadores na sociedade: ''A nossa classe fazendo história''. Para ele, este resultado reforça a luta dos trabalhadores em Caxias do Sul, com a ampliação da bancada do PCdoB.


Continuar a luta
O vereador reeleito do PCdoB, Renato Oliveira, vai agora para o terceiro mandato. Também metalúrgico, como Assis Melo, Oliveira tem trabalho intenso junto à sua comunidade, o bairro operário Nossa Senhora de Fátima, no qual obteve mais de 2.600 votos. ''Fiquei muito feliz com o resultado, pois demonstra o reconhecimento da população com o nosso trabalho e também porque o nosso partido saiu reforçado da eleição, já que ampliamos o nosso espaço na Câmara''.

Não deu para a majoritária
O PCdoB caxiense comemora a vitória na eleição de vereadores mas lamenta a derrota da chapa majoritária. O partido participou da eleição com a candidata a vice, Abgail Pereira, na chapa da Frente Popular, que foi capitaneada pelo petista Pepe vargas. O vencedor foi o candidato do PMDB, José Sartori, que garantiu a reeleição com 54,35% dos votos. Pepe obteve 45,65%.


Abgail avaliou como muito positiva a participação do PCdoB na eleição em Caxias. Destacou a ''tática acertada e ousada'' que os comunistas colocaram em prática ao lançar chapa com oito candidatos a vereador e ao participar com a vice na majoritária. ''Sinto a sensação do dever cumprido, apesar de não termos vencido a eleição para a Prefeitura. O PCdoB teve um grande desempenho. Este processo ampliou o prestígio do nosso partido e também foi um aprendizado''.

Para ela, a campanha da Frente Popular conseguiu dialogar com a cidade e mostrar propostas comprometidas com mais avanços para os Caxienses. ''Temos que respeitar a vontade do povo, que escolheu a continuidade do caminho que estava a frente da prefeitura'', disse. Abgail complementou dizendo que sai desta eleição com a certeza da importância da participação eleitoral do PCdoB. ''É importante acreditar neste sonho da transformação e da luta por cidades mais humanas, com políticas que possam atender às pessoas que mais precisam.''

Segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, com 295.264 eleitores, a cidade de Caxias do Sul contou com apenas dois candidatos a prefeito.


De Porto Alegre
Clomar Porto

fonte: www.vermelho.org


Nota: infezlimente, por falta de tempo, recursos e principalmente de criatividade, estamos escassos de notícias do cotidiano, então estamos providenciando as mais repercutidas da semana para postar no blog.

1 comentários:

Anônimo disse...

crise de criatividade é algo que nao pode acontecer em um joven, e se é um joven socialista muito menos.
Os EUA (e por conseguinte o capitalismo) sofrem o que será a maior crise de sua historia, entender suas origens, e seu desenlace é tarefa de todo o militante.
Quando o mal chamado socialismo real na URSS colapsou todos bateram nele em todos os aspectos, pois bem o capitalismo entrou em crise e agora? Entender o porque e ajudar a mata-lo.
HASTA LA VICTORIA SIEMPRE
PATRIA O MUERTE
VENCEREMOS

© 2008 Por Giovane D. Zuanazzi , Douglas T. Finger