Manuela repudia proposta do governo Yeda sobre manifestações

A deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) repudiou no plenário da Câmara dos Deputados, a tentativa do governo Yeda de restringir o direito de manifestação em frente ao Palácio Piratini. "O coronel Mendes busca transformar a Brigada Militar, instituição que tantos serviços prestou ao Estado, numa tropa de repressão aos movimentos sociais" destacou Manuela.

"Senhoras e senhores deputados quero trazer ao debate nesta Casa, a flagrante ameaça que a democracia e a liberdade de expressão sofre no Rio Grande do Sul.
Afirmo isso baseada nas recentes declarações que o comandante da Brigada Militar, coronel Mendes, de que deveriam ser proibidas as manifestações em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.
Figuras como o coronel Mendes infelizmente ainda subsistem na nossa democracia, embora pertençam historicamente ao passado antidemocrático de nosso país.
Sua atuação à frente da Brigada Militar busca transformar a nossa instituição que tantos serviços prestou ao Estado, numa tropa de repressão aos movimentos sociais.
A desproporção da violência contra professores e sindicalistas contrasta com a timidez no combate ao tráfico de drogas e ao roubo de carros na cidade de Porto Alegre.
Não se trata apenas de falta de efetivos, esta postura é fruto de uma política apoiada pela governadora Yeda, que não realiza concursos e ao mesmo tempo afasta a Brigada de sua função constitucional para tentar abafar as críticas e os protestos pelo som das agressões.
A governadora Yeda deve decidir se vai continuar atacando as manifestações populares ou se irá pedir ao capitão Nascimento dos Pampas para sair.


Muito obrigada."



0 comentários:

© 2008 Por Giovane D. Zuanazzi , Douglas T. Finger