Plenária da UJS em Salvador define rumos para o primeiro semestre de 2009
Nessa sexta-feira (23) na Escola Parque e no ICEA em Salvador, locais do alojamento dos estudantes da 6a Bienal da UNE, aconteceu uma plenária com a participação do Diretor de Formação da UJS, Ossi Ferreira; a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf e o Diretor Jurídico da entidade, André Tokarski.
Na opinião de Ossi o êxito do CONEB mostra que foi unido um amplo campo de conceitos principalmente no que diz respeito à educação. “Nós nos saímos muito bem e precisamos construir a opinião da UJS para, posteriormente, ter um CONEG da UNE que definirá questões relacionadas ao Congresso da entidade”, afirma.
O 51º Congresso da UNE acontecerá no meio do ano de 2009 e, portanto, é preciso que a UJS construa sua política universitária para o próximo período. Nos dias 20 e 21 será o CONEG da UNE e nos dias 23 e 24 do mesmo mês um encontro do Movimento Universitário da organização irão auxiliar nessa construção.
Para a Presidente da UNE, Lúcia Stumpf, esse CONEB marcou a história da entidade com a participação de sete mil pessoas. Durante o encontro foi aprovada a reforma universitária para ser colocada em pauta na Conferência de Educação.
“Temos que conduzir uma frente em favor da universidade pública, que peça a ampliação do PROUNI, REUNI e fim do vestibular. As avaliações das instituições de ensino devem ser dadas por estudantes e diretores e não por meio de provas”, diz.
Porém a grande marca do 12º CONEB, na opinião da Presidente, é o projeto de reforma universitária que é resultado das lutas educacionais e o acompanhamento referente à questão da meia-entrada que deverá vencer os empresários de cultura, contrários ao tema.
Outro ponto citado por Lúcia é quanto o início das obras da reconstrução da sede da entidade cujo financiamento, em reparo ao ataque à sede da UNE em 1964, está para ser liberado no início do ano.
Fonte: UJS
0 comentários:
Postar um comentário