A Anistia Internacional denunciou a posição "parcial" dos Estados Unidos em relação à resposta "desproporcional" de Israel na Faixa de Gaza, e pediu que o país pare de fornecer armas aos israelenses.
Em uma carta dirigida à secretária de Estado Condoleezza Rice, a organização de defesa dos direitos humanos diz estar "particularmente consternada diante da parcialidade da reação do governo dos Estados Unidos e sua falta de esforços para ajudar na crise humanitária em Gaza".
"Sem minimizar a responsabilidade do Hamas e de outros grupos armados palestinos nos ataques indiscriminados e deliberados contra civis israelenses, o governo dos Estados Unidos não deve ignorar a resposta desproporcional e as políticas de longo prazo que deixaram Gaza à beira do desastre humanitário", afirma o texto.
A Anistia se declara ainda "muito preocupada, porque os armamentos e equipamentos militares fornecidos pelos Estados Unidos a Israel também foram utilizados nos recentes ataques israelenses contra áreas residenciais de Gaza altamente povoadas por civis".
"Os Estados Unidos", acrescenta, "devem suspender a transferência de armas a Israel e investigar imediatamente se as mesmas são utilizadas para cometer abusos contra os direitos humanos". Por último, a organização faz um apelo aos Estados Unidos para "ir além da retórica e exercer uma pressão real sobre as duas partes para que os ataques ilegais parem imediatamente".
Fonte: G1
Agora lhes pergunto: que tipo de ataque ou fornecimento de armas pode ser considerado legal? Por que temos um embargo econômico logo embaixo da América do Norte e um fornecimento de armas monstruoso para o outro lado do globo?
Aliás, quem poderia dizer que um dia David se transformaria em Golias?
Para apoio da causa palestina existe um site interessante, porém com uns links quebrados com a tradução para língua portuguêsa.
0 comentários:
Postar um comentário