Venezuela rompe relações diplomáticas com Israel

Caracas, 14 jan (EFE).- O Governo da Venezuela anunciou hoje que "rompe relações diplomáticas" com Israel, dada a "gravidade das atrocidades contra o povo palestino".

A medida é tomada poucos dias depois de o embaixador israelense em Caracas ter sido expulso do país.

Em comunicado divulgado pela Chancelaria, o Governo venezuelano disse que "insistirá junto à comunidade internacional para que os crimes de lesa-humanidade cometidos" por Israel "sejam denunciados no Tribunal Penal Internacional".

"O Governo da República Bolivariana da Venezuela torna pública, perante os povos e Governos do mundo, sua indignação pelo reiterado desacato e desconhecimento do Estado de Israel das resoluções do Conselho de Segurança da ONU", diz a nota.

O texto acusa ainda Israel de se colocar "cada vez mais à margem do direito internacional" e diz que "o comportamento infame do Governo israelense se traduziu em 19 dias contínuos de bombardeios, no assassinato de mais de mil pessoas, e na destruição da infra-estrutura de Gaza".

"Uma catástrofe humana está acontecendo perante os olhos do mundo inteiro", disse o Governo venezuelano no comunicado, no qual anunciou a ruptura de relações com Israel, poucas horas após que fizesse o mesmo o presidente da Bolívia, Evo Morales.
Fonte: EFE

0 comentários:

© 2008 Por Giovane D. Zuanazzi , Douglas T. Finger